A maneira como eu me visto afeta a maneira como me trata um rapaz?

 

santidade1

Esta é uma das perguntas que estão em um compêndio das palestras que o Jason Evert realiza em todo o mundo, para jovens e adolescentes, por meio de seu ministério Chastity Project .

O compêndio leva o nome de ”Amor Puro” e traz algumas das principais perguntas feitas a ele durante suas palestras.

515+-hUwbHL

A partir do seu sólido conhecimento sobre a Teologia do Corpo, de São João Paulo II, Jason esclarece muitas dúvidas comuns a respeito da Castidade, que é definida pelo autor como

A virtude que se aplica à sexualidade, reunindo os nossos desejos sexuais e os ordenando de acordo com as necessidades do amor verdadeiro. (Pag 2)

Dentre a série de perguntas, uma delas, que afeta diretamente a nós, moças, é esta que intitula o nosso post de hoje: ”A maneira como eu me visto tem alguma coisa a ver com a maneira como me trata um rapaz?”

Segundo Jason, a resposta é sim, e em seguida ele explica:

Os homens podem ver quanto e como se valora a si mesma uma mulher através da maneira como esta se veste. Se o seu valor sexual é a primeira impressão que ela quer dar ao homem, ela está a convidar tipos de homens que apenas querem usar o seu corpo. E eles farão o que for preciso, ou dirão o que ela quiser para terem acesso ao seu corpo. Mas depois de ela se entregar, normalmente os homens perdem o respeito por ela, fartam-se dela e afastam-se.
A modéstia é uma mensagem forte sobre o quanto você vale, porque convida os homens a pensarem coisas mais valiosas a respeito de ti e a te verem como pessoa.
O seu sim deve se reservar para homens que desejam te levar a sério como mulher, porque você não precisa que os homens olhem para você com desejo sexual para te sentires segura e valiosa.

Sei que há homens que procuram por aquela moça que usa saias tão curtas que se pode confundir com cintos largos. Mas ninguém a respeitará.
Como mulher, queres que te desejem, ou queres que te amem?
A modéstia não quer dizer que não podes ser atraente ou que tens de cobrir cada centímetro do teu corpo como se fosse algo sujo. Como uma noiva usando véu, a roupa cobre teu corpo como um convite ao respeito. Tu és templo do Espírito Santo, não uma coleção de partes de um corpo exibindo-se numa vitrine. Mas se tu não te dás conta disto e nem o vives, então como espera isso de um rapaz? (
Pag 25)

tumblr_lpgdp1nrwn1qm11kyo1_500

O apelo é que compreendamos que nosso corpo também é uma potente forma de nos expressarmos.

O meu corpo, por meio da forma como me porto, envia constantes mensagens aos outros a respeito de quem eu sou.

Como sabemos que o pecado rompeu com a ordem natural criada por Deus para a relação entre os homens, é preciso que nos eduquemos na medida de minimizarmos essa desordem estabelecida desde a queda do primeiro homem.

Fugindo da pureza e da ordenação dos desejos, os quais possuíamos em plenitude antes do pecado de nossos pais, a nossa condição hoje é de homens e mulheres cheios de desejos desordenados e uma dificuldade extrema em olharmos uns para os outros com pureza, aquela virtude que nos permite ver a imagem de Deus no outro e não o quanto de prazer o outro pode nos oferecer.

Bem aventurados os puros de coração porque verão a Deus.  (Mt 5, 8).

Precisamos entender que o corpo da mulher exerce uma atração sobre o homem e vice-versa, a princípio natural e boa, o que o Jason chama de ”reverência”. Uma atração, no entanto, que se transforma facilmente em um desejo desordenado, na medida em que estamos condicionados a enxergar o prazer que podemos obter com o corpo do outro, ao invés de enxergar a imagem de Deus que existe no outro.

Quando assumimos a importância de cuidar da forma como nos vestimos e nos portamos na presença dos outros, não estamos interessados em reprimir ou limitar a liberdade das pessoas (como supõem os alaridos que ouvimos constantemente). Estamos a lembrar que nós sabemos quem somos, onde estamos e qual é a condição sob a qual estamos vivendo: um mundo que, na linguagem do Chesterton, está cheio de vícios liberados. Vícios que circulam e causam enormes danos.

_

Em Cristo, Por Maria ♥

 

 

Anúncios

Deixe seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s