Retiro (Inaciano) de silêncio para mulheres

Por este nome, Exercícios Espirituais, entende-se qualquer modo de examinar a consciência, de meditar, de contemplar, de orar vocal e mentalmente, e de outras atividades espirituais, conforme adiante se dirá. Porque, assim como passear, caminhar e correr são exercícios corporais, da mesma maneira todo o modo de preparar e dispor a alma para tirar de si todas as afeições desordenadas e, depois de tiradas, buscar e achar a vontade divina na disposição da sua vida para a salvação da alma se chamam exercícios espirituais.

(Santo Inácio de Loyola, 1ª Anotação dos Exercícios)

Vocês conhecem ou já fizeram os Exercícios Espirituais (EE) de Santo Inácio de Loyola? São lindos e de uma profundidade espiritual que não cabe numa tentativa de explicação, só mesmo fazendo…

Um pedacinho do Céu bem perto de nós, assim foi o meu fim de semana em retiro e recomendo muitíssimo. Foram – apenas, e com pesar, rssss – três dias de retiro (valendo indulgência plenária e com “direito” à exame de consciência transcendental, confissão geral e três Missas, quanta Graca!), mas que valeram por muitos e muitos dias de paz (interior, claro!).

Deixo aqui um gostinho (de quero mais, para mim, e de quero também, para vocês) do que foi o retiro e uma deixa: façam! Os exercícios do nosso querido Santo (tem na internet disponível para todos aqui e aqui – delícia, delícia, delícia!), fundador da Companhia de Jesus (os Jesuítas), foram inspirados por nada mais, nada menos que Nossa Senhora (quanta Graça mesmo!).

O retiro teve as seguintes meditações:

  • 1ª Conferência – Princípio e Fundamento: Fim do Homem
  • 2ª Conferência – Princípio e Fundamento: Indiferença
  • 3ª Conferência – Os Pecados Pessoais
  • 4ª Conferência – A Admiração e a Inveja
  • 5ª Conferência – A Santidade na Família
  • 6ª Conferência – Maria Santíssima: a Fina Ponta da Confiança

A conferencista era de um conhecimento tal (brutalmente profundo, de um discernimento imensamente gigante, de uma alegria avassaladoramente contagiante) que o retiro não poderia ter sido melhor guiado…

Quanto ao exame de consciência (que foi o que mais gostei e o mais completo que já fiz – a tática funciona bem – rssss…) deixo ele aqui para que vocês possam, caso queiram, fazer e sair correndo para o confessionário.

O exame de consciência é o 2º Exercício, faz parte da Meditação dos Pecados (não está com todos os pontos a serem meditados aqui,  ok?), e é de grande valia para as almas:

1º – pedir grande e intensa dor e lágrimas pelos pecados

2º – trazer à memória todos os pecados da vida, considerando ano por ano, ou período por período. Para o que aproveitam três coisas:

a) ver o lugar e a casa que habitei;

b) a conversação que tive com outros;

c) o ofício em que vivi.

3º – Ponderar os pecados; considerando a fealdade e a malícia que cada pecado mortal tem em si.

Para o exame, pode-se considerar a infância, a juventude e a vida adulta, desde o despertar para a vida, até os dias atuais.

Trazer à imaginação a Igreja em foi batizado e que frequentou, a 1ª Comunhão,  as casas e lugares em que morou, ofensas cometidas contra Deus – contra os pais e o próximo, também – , conversas com primos e amigos, lembrar das escolas em que estudou, amizades, leituras, programas de TV, filmes. O despertar das paixões, dos afetos, pecados contra a carne, roupas, cinemas, passeios, costumes. Universidade, trabalho, namoros, negócios, etc.

No mais, e para encerrar, um resumo da atitude mais prática é pedir tudo à Ela, Maria Santíssima – a Medianeira de Todas as Graças – , com simplicidade:

Arranca de mim os defeitos e concede-me as graças de que necessito para alcançar a salvação eterna.

Por aí vocês podem ter uma idéia de como foi nosso fim de semana longe do mundinho lá fora.

Precisamos de mais retiros assim! 😉

À organizadora, nossa querida amiga Angelina, que tão bravamente fez acontecer esse retiro, à Irmã Maria Angélica que fez as conferências, aos padres que heroicamente ficaram à nossa disposição para confissões durante os três dias e que celebraram as maravilhosas Missas, às religiosas que amavelmente fizeram as nossas deliciosas refeições e a todos os que colaboraram para que tudo fosse maravilhosamente perfeito, meus agradecimentos!

Anúncios

5 comentários sobre “Retiro (Inaciano) de silêncio para mulheres

  1. Foi maravilhoso mesmo, um Tabor para nós! Que Graça termos tido a oportunidade de ter vivido esse fds com de tanto crescimento pessoal, espiritual. Obrigada por compartilhar! Deus a abençoe!!

    Curtir

  2. Foi maravilhoso mesmo, um favor para nós! Que Graça termos tido a oportunidade de ter vivido esse fds com de tanto crescimento pessoal, espiritual. Obrigada por compartilhar! Deus a abençoe!!

    Curtir

Deixe seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s