5 conselhos de amiga para 2017

felizanonovo01012017

As divisões do tempo estão ordenadas de maneira que possamos ter um sobressalto ou uma surpresa cada vez que se renova o assunto. O objetivo de um Ano Novo não é que tenhamos um novo ano. É que tenhamos uma nova alma. Se um homem não faz planos para o Ano Novo, não fará planos para mais nada. Se um homem não pode começar tudo de novo, não há dúvida de que não fará efetivamente nada mais. Se um homem não parte do estranho postulado de que nunca havia existido antes, é indubitável que nunca chegará a existir depois. Se um homem não pode voltar a nascer, não entrará, de nenhum modo, no Reino dos Céus.

Gilbert Keith Chesterton – Lunacy and Letters

Tenho uma paixão enorme pelo Chesterton, e de uns anos pra cá esse excerto de “Lunacy and letters” tem me servido de inspiração ao início de cada um deles. Uma das características da vida que me fascina é sua capacidade de sempre recomeçar, mesmo quando isso significa ressurgir do meio das cinzas. Somos sustentados por uma esperança cuja fonte nunca se esgota, e seria uma perda infinita jogar a toalha quando as circunstâncias ruins parecem maiores do qualquer possibilidade.

O início de cada ano nos recorda da dinâmica cíclica da vida, e nos obriga a perceber, maravilhados, que sempre há um recomeço. Nada neste plano da vida é eterno; as coisas boas passam, mas as coisas ruins também passam, e enquanto o que é eterno não chega, mais ganha quem mais se aproveita das oportunidades para se renovar.

O hábito de fazer planos para o ano-novo, apesar de já ter caído na categoria dos grandes clichês da humanidade, é muito eficaz e importante se mantemos os nossos pés no chão e a nossa mente em Cristo, sabendo que somos cheios de limites e dificuldades mas que podemos vencer grandes batalhas, começando por coisas simples e aparentemente insignificantes.

Um grande responsável por fazer parecer impossível se cumprir as típicas metas de ano novo, é o fato de que nos mantemos olhando para coisas muito grandes enquanto negligenciamos as pequenas e simples, fundamentais para se chegar a todas as outras. E eu incluo aqui a disciplina, a organização, o hábito de cultivar a amizade com Deus, uma boa educação dos sentidos, boas leituras e uma série de outros.

O que proponho aqui, portanto, não é nenhuma daquelas grandes listas cheias de itens complicados e extravagantes. Selecionei práticas simples que têm sido bastante eficazes para mim, na minha vida diária, e tentei sintetizar todas em dicas que você pode adaptar segundo os recursos que você tem aí ao seu alcance. Lembre-se: o primeiro passo é sempre começar. Tolkien dizia que ”o trabalho que se leva mais tempo para terminar é aquele que nunca se começa”.

1. Faça um planner para sua organização pessoal e financeira

mockup

Essa é a primeira e mais essencial das dicas, porque quem não se organiza dificilmente conseguirá tirar do plano das ideias qualquer objetivo que deseja alcançar.

Um planner serve, como o nome sugere, para organizar e planejar suas atividades durante um dia, uma semana, um mês, um ano…

Algumas pessoas mantêm agendas e consideram suficientes. No meu caso, eu mantenho os dois, e sou completamente convencida da ideia de que, nesse caso, dois funcionam melhor que um. Sou extremamente esquecida e indisciplinada com tarefas. Quanto mais recursos tenho ao meu alcance para me lembrar do que preciso fazer, melhor.

Existem planners em diversos formatos: planner de parede, planner de mesa, em formato de agenda, para organização diária, semanal, mensal… Você pode procurar em papelarias ou comprá-los na internet, mas defensora da prática de economizar que sou, utilizo os modelos disponíveis gratuitamente na internet, ou eu mesma faço no meu computador e depois só levo para imprimir em um papel bonitinho.

Particularmente, eu adoro planners porque além de tudo você pode personalizá-lo e deixá-lo com a sua carinha.

Esse ano eu vou utilizar o planner do FéMenina, que é de mesa, de estilo minimalista, muito delicado e feminino. Ele está disponível aqui e você pode baixar tanto o planner completo (o ano inteiro) ou baixar separadamente por mês.

Além da organização das atividades do dia-a-dia, a organização financeira é muito importante. Moro longe da minha família desde os 17 anos, por causa dos estudos em outra cidade, e desde então dou especial atenção às finanças, mantendo controle sobre gastos e sempre procurando formas de poupar, pois apenas estudo por enquanto, então sou totalmente dependente financeiramente. Para isso, uso um planilha financeira da Fran Guarnieri do Morando Sozinha, disponibilizada aqui.

2. Comece um diário espiritual

untitled-design-1170x550

Registrar em forma de escrito o andamento da nossa vida espiritual nos ajuda a colocá-la em perspectiva, dessa forma podemos olhar para ela com uma visão muito mais ampla, porque não perdemos de vista o que fomos vivendo ao longo do ano, temos tudo registradinho. Além disso, tenho aprendido que a prática de manter um diário espiritual nos ajuda a cultivar um coração grato. Quando leio as páginas dos meus diários dos últimos três anos, vendo a quantidade de coisas que aconteceram e o quanto eu mudei de lá para cá, isso me leva à gratidão a Deus, porque vendo com os meus olhos e me recordando de tudo, é reforçada em mim a verdade de que se não fosse a Misericórdia de Deus eu já teria sido consumida, e a noção dessa verdade é algo que nos leva de forma muito poderosa a nos reconhecer necessitados e a agradecer a Deus por Ele nunca ter nos deixado, apesar das nossas misérias.

E como fazer um diário espiritual?

Não existe uma fórmula ou um ‘’modelo definitivo’’, até mesmo por se tratar de algo bastante pessoal e portanto subjetivo. Se você tem dificuldades e/ou dúvidas para começar, no entanto, aqui vai a estrutura que costumo manter nos meus diários, e que você pode tentar incorporar ao seu próprio, até adquirir seu estilo próprio de estrutura:

•Versículos das Sagradas Escrituras ou trecho de algum livro espiritual que esteja lendo e utilizando para meditar.

•Meditações que surgem após a leitura e reflexão do texto.

•Acontecimentos que considero importante tomar nota.

•Algumas palavras das orações pessoais que faço para aquele dia.

•Resoluções para o dia; o que me comprometo a fazer naquele dia para colocar em prática o que Deus me fala através da oração.

Caso você queira saber mais sobre Diário Espiritual, a Francine Veríssimo do Graça em Flor fala sobre o assunto aqui. Ela segue uma estrutura parecida com a que citei e fala no post sobre os benefícios de se manter um diário, além de dicas preciosas.

3. Mantenha a confissão em dia

23jul2013-jovens-peregrinos-confessam-em-confessionodromo-montado-no-parque-quinta-da-boa-vista-no-rio-de-janeiro-para-o-jmj-jornada-mundial-da-juventude-2013-em-cada-baia-de-confessionario-ha-13746

Talvez você não tenha o hábito de se confessar, ou nem mesmo pensa que isso seja importante, ou talvez você já seja uma moça experiente e habituada a se dirigir ao confessionário com frequência. Não importa em que ponto você está, a necessidade de se arrepender dos pecados e ser perdoado por meio do Sacramento da Confissão é universal e atinge a todos na medida em que todos pecamos e ofendemos a Deus.

Precisamos ter claro em nossa mente que a importância principal da confissão é nos aproximarmos de Deus depois de tê-lo ofendido quando pecamos e, arrependidos, pedir para que nos perdoe, sermos perdoados e voltarmos a viver sob a Graça dEle. Mas confissão também é importante porque nos traz um grande benefício para a prática da humildade, uma vez que por meio dela nós nos acusamos diante do Juiz Eterno através do Sacerdote. Ela nos coloca constantemente no nosso lugar: de pecadores miseráveis que estão constantemente caindo e necessitando da Misericórdia de Deus. Os benefícios da confissão Sacramental são inúmeros, e é uma mas maiores experiências com o Amor e Bondade de Deus que podemos ter nessa vida. Você perceberá que, com  o tempo, você passa a sentir necessidade de se confessar, o que deve ser feito principalmente se você possui algum pecado mortal, mas que pode ser feito também para os pecados veniais, a fim de nos aproximarmos melhor do ideal de santidade que Deus reserva para cada um de nós.

Caso você queira entender melhor, ou não saiba como proceder para começar a frequentar o confessionário, você pode checar aqui, aqui e aqui sobre a importância da confissão e como examinar a consciência e se preparar para se confessar.

4. Escolha um versículo da Bíblia como lema para o seu ano

423827705-biblia

Um hábito que comecei no último ano e que me ajudou bastante foi escolher um versículo bíblico para ficar em destaque no meu diário espiritual e na minha mente, e me desafiar todos os dias a colocá-lo em prática.  Normalmente o versículo que escolho está relacionado ao que tenho muita dificuldade em fazer e por isso um ano inteiro para praticar com especial atenção é um tempo excelente!

É bom lembrar que  toda a Bíblia deve servir para dirigir a nossa vida, e não apenas partes dela, mas nós sabemos a dificuldade que temos para manter sempre em mente tudo o que está lá, e até mesmo praticar versículos aparentemente simples. A escolha de um versículo para o ano representa, para mim, uma forma modesta de estabelecer um ponto de referência para a vida espiritual.

Para este ano a escolha foi São Paulo aos Gálatas, capítulo 5, versículos 22 e 23 (Eu amo São Paulo!!):

‘’Mas os frutos do Espírito são: caridade, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, temperança.’’

Os benefícios que esse hábito tem me trazido são inúmeros, precisaria de outro post inteiro só para falar disso. Caso adote um versículo-lema para o seu ano, deixe aqui abaixo nos comentários, vou adorar saber como estão suas expectativas.

5. Estabeleça objetivos literários

book_sale_loot_4552277923

Provavelmente você já se sentiu frustrada ao chegar o fim de ano e perceber que não leu nem metade do que gostaria de ter lido. A famosa lista de livros parece extensa demais para o tempo curto em meio a vida corrida que muitas de nós levamos.

Uma dica valiosa, e que tem funcionado para mim, é não se sobrecarregar de coisas para ler. Evitar a leitura de vários livros ao mesmo tempo, os quais acabamos por nunca terminar de ler.

Especialmente se você estuda, e a maior parte do seu tempo é gasta lendo livros acadêmicos,  tentar compensar a falta de tempo para livros de literatura com a leitura de vários títulos ao mesmo tempo, tende a nos levar rapidamente ao cansaço mental .

Não sou fã, e nem é eficaz para mim, aquelas metas de ‘’tantos livros por mês’’. Por falta de disciplina, tempo, ou qualquer outro motivo, simplesmente não funciona para mim.

O que eu faço, então?

A cada início de ano eu seleciono, antes dos títulos, os assuntos sobre os quais gostaria de ler e aumentar o meu conhecimento a respeito, e a partir disso pesquiso por pelo menos um título para cada assunto de interesse. Para isso, pego recomendações com amigos, professores e com boas resenhas na internet.

Não estipulo, portanto, uma lista enorme de livros para ler durante o ano, e não me sobrecarrego de leituras adicionais além daquelas que selecionei de acordo com os assuntos que quero ler. É uma forma modesta mas eficaz para se ler bem e não se perder na leitura começando vários livros e não terminando nenhum.

(Quero, mais tarde, fazer um post só sobre a minha lista de leituras para esse ano. Vocês verão que não é uma lista grande, mas satisfatória para os assuntos que desejo estudar melhor).

Apesar disso, mantenho em segundo plano alguns livros que não vão pra lista. Dessa forma, posso me dar o prazer de vez em quando de leituras leves e relaxantes de bons clássicos, como As Crônicas de Nárnia (meu livro favorito, do meu escritor favorito), mas não me cobro a leitura deles, afinal, meus objetivos já foram definidos e o foco e prioridade vão para eles.

Você pode usar o seu planner para organizar a sua listinha.

FELIZ ANO NOVO!

Um Feliz 2017 e que neste ano Mariano tudo flua suavemente em sua vida. Lembre-se sempre que o nosso Deus é um Deus de harmonia e ordem.
Um abraço em Cristo!!
Gostou das dicas? Escreva para nós contando-nos sobre os seus planos para esse novo ano!
Anúncios

Deixe seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s