Conhecendo as mulheres bíblicas – Parte 2: Mães da Bíblia

Raquel, mãe de José  (Gênesis 29)

15-Santa Raquel-Jacob-15

Falamos sobre Raquel no primeiro post da série sobre mulheres bíblicas. Aqui, no entanto, evidenciamos Raquel como mãe. Raquel deu à luz dois filhos: José e Benjamin, filhos de Jacó.

Um dos filhos de Raquel, no entanto, se destaca pela história de redenção em meio à maldade praticada contra ele, José.

Quando olho pra história de José do Egito e vejo a quantidade de virtudes que saltam de um personagem tão jovem vivendo uma situação desesperadora, é inevitável pensar na educação que recebera. E, como bem sabemos, por trás de um filho bem educado, sempre está a  figura de uma mãe virtuosa.

Se você der uma olhadinha no post anterior, conhecerá um pouco das virtudes de Raquel, o que certamente esteve presente na educação que dera a José, e o influenciou a ser bom em meio a circunstâncias maus. Em sua educação José aprendera a ser leal, honesto, paciente e temente a Deus.

 

Ana, mãe de Samuel (1Samuel 1)

16ded91208d3af889e1b56b8b910b2b8

Antes mesmo do filho nascer, Ana o consagrou a Deus.

Ana era uma mulher estéril e, em meio a uma súplica de dor, Deus atende sua oração dando-lhe Samuel por filho.

Após o nascimento, logo quando Samuel é desmamado, Ana o leva para ser consagrado no templo e lá o deixa para estar inteiramente à disposição de Deus.

Ana é um exemplo de mãe porque, antes de tudo, ela se preocupava com o seu relacionamento com o Senhor. Ana se relacionava com Deus tão profundamente, que ao Sacerdote Eli, que a observava rezar, ela responde que estava ”derramando diante de Deus sua alma”, quando vai ao templo suplicar a Deus pelo dom da maternidade. Ou seja, Ana conhecia o Senhor, viva de forma a agradá-lo e logo cedo entregou a Deus o filho para que Ele o usasse da forma que lhe aprouvesse.

Ana não hesitou em dar ao seu filho o que de melhor ela poderia: o temor de Deus e o amor pelas coisas do alto. Deus se agrada tanto de seu filho que o transforma em um grande profeta, sendo Samuel ainda uma criança.

 

Maria, mãe de Jesus (Lucas 1)

catholic-wallpaper-1

A mais excelente entre todas as mulheres e entre todas as criaturas, Nossa Rainha, a Mãe de Deus, a nossa Mãe!

Quantos adjetivos poderíamos utilizar aqui para descrevê-la, sendo nenhum deles suficientes para descrever todo o esplendor dessa Mãe, que escolhida por Deus trouxe o próprio Deus dentro de si, trazendo-o ao mundo e o educando na fé.

Maria, dentre as tribos de Israel, pertencia a Tribo de Judá, a mesma tribo de Davi, sendo portanto sua descendente. A característica de realeza nela, então, é dupla: proveniente de casa de Davi, um rei, e proclamada por Deus como a Rainha dos céus, digna de trazer o próprio Deus ao mundo.

Sabemos que Cristo é Deus e, portanto, onipotente, onisciente e onipresente. Ainda assim, estando na condição de homem, Deus se sujeitou a ser educado por uma mãe, a Virgem Maria. E que educação distinta e preciosa!

Na Bíblia nós podemos encontrar a excelente influência da Virgem na Educação de Jesus, quando Ele aos doze anos se perde dos seus pais no templo e vai  ”cuidar das coisas de Deus” ao invés e ir fazer qualquer outra coisa, ou quando Ela, toda cuidadosa, nota a falta de vinho para os convidados de uma festa de casamento, e Ele prontamente atende a sua petição.

Maria é a Mãe das mães, a mais nobre entre as nobres, e certamente sabe como ninguém educar-nos para que nós também saibamos ser mães excelentes na educação dos nossos (futuros) filhos.

Que essa Mãe tão delicada, amável, firme e leal interceda por todas as mamães ao filho que um dia ela gerou e que a levou para o céu para estar junto com Ele.

 

A equipe A Moça Católica deseja um feliz e abençoado dia das mães para todas as mamães!

Em Cristo ❤

Anúncios

Deixe seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s