Progredi em vossa fé

You're awesome!

No capítulo 4 da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses há um apelo tão profundo do autor à Igreja de Tessalônica, que dá pra imaginar seu anseio forte por ver o povo crescendo em fé e alcançando profundidades cada vez maiores em suas vidas com Cristo.

São Paulo diz no versículo 1:

”No mais, irmãos, aprendestes de nós a maneira como deveis proceder para agradar a Deus – e já o fazeis. Rogamo-vos, pois, e vos exortamos no Senhor Jesus a que progridais sempre mais.

Mais à frente, no versículo 10, ele repete:

”…Mas ainda vos rogamos, irmãos, a que façais ainda novos progressos.”

São Paulo é bem incisivo no seu chamado ao progresso na fé das comunidades a que escreve, sendo comum em suas cartas a distinção entre a fé dos que permanecem na superfície e a fé dos que aprofundam em Cristo (cf. 1Cor 3, 2; Hb 5, 13-14).

O apelo de São Paulo ultrapassa aquele tempo e lugar, e como exortação a pessoas cristãs antes de tudo, atinge também a nós nos dias de hoje, no lugar onde estamos, e nos intima a crescer em nossa fé. É preciso sair da superfície em direção às profundezas, fazer mais do que apenas o necessário por Cristo; amar de forma generosa e doar mais do que apenas o que sobra, deixar de lado as questões baixas em troca das realidades superiores.

Se São Paulo fosse escrever à Igreja de hoje, não encontraria uma realidade muito diferente da que encontrou na Igreja de Tessalônica para que fosse necessário dizer tantas vezes para que progredissem na fé. Basta olharmos para a quantidade de contendas e desentendimentos que são levantados dentro da própria Igreja por razões insignificantes e, muitas vezes, tolas. E que parecem multiplicar-se todos os dias, denunciando a imaturidade que ainda existe e se espalha em nosso meio.

Se temos nos contentado com a superfície, com o leite espiritual, ouçamos no dia de hoje o convite ansioso de São Paulo: Façamos novos progressos, tomemos o alimento sólido, atinjamos uma fé cada vez mais madura e consistente. Uma mentalidade transformada, nascida de novo em Cristo, é muito mais poderosa e confiável do que qualquer alternativa que uma mentalidade imatura e fundamentada em nós mesmas poderia ser.

Mergulhe no conhecimento de Deus por meio da Bíblia, por meio do que os Santos têm a dizer de suas experiências com Ele, por meio dos Sacramentos, por meio da oração e do relacionamento com Deus. Atingir patamares nunca antes atingidos em nossa vida espiritual deve ser a nossa meta. Deixar para trás a superficialidade e adentrar os doces mistérios que Deus reserva às almas que se aproximam do seu Amor.

”Pois a minha única preocupação é, deixando as coisas que ficaram para trás e ansiando com todas as forças pelo que está à frente, arremeter rumo à meta, visando ao prêmio ligado ao chamado que, do alto, Deus nos dirige em Jesus Cristo.” (Fl, 3, 13)

 

Anúncios

Deixe seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s