Frágil, porém valente

Por Claire Buede, postado Originalmente em The Young Catholic Woman, traduzido e postado por A Moça Católica com permissão.

tumblr_lizz4qQcJd1qh6xtd

‘Não sei de onde veio essa ideia de que você tem que ser essa mulher tão forte e inquebrável. Ser vulnerável é bom’. Minha mãe sussurrou essas palavras para mim no telefone às duas da manhã, poucos dias atrás. Veja, minha mãe é o tipo de mulher que sempre tem um ombro disponível para que você possa chorar, mas quando você termina de chorar, ela te manda a real. Ela é como São Tomás de Aquino pra minha angustiante balada de Miranda Lambert.

Mas nessa noite foi um pouco diferente.

Aquele havia sido um mês horrível – em cada esquina da vida que eu virava ultimamente havia um novo e frustrante obstáculo. Minha mãe não estava com medo de não ter todas as respostas, e nem estava prestes a me fazer achar que eu precisava de todas elas.

Tenho uma certa inclinação a nunca escrever sobre um sofrimento até que ele tenha passado, até que eu tenha processado-o suficientemente, e até que eu tenha extraído alguma sabedoria dele. Acho que você deveria saber também que eu sou propensa a mostrar a minha vida no Instagram com belos pores-do-sol e frases positivas ao invés da minha verdadeira realidade – que se parece mais com a caixa tamanho-família de biscoito recheado que eu comi no espaço de uma noite. Eu sou uma otimista irremediavelmente esperançosa – eu quero encontrar o bem em cada pessoa, lugar, coisa e situação. Então eu tenho tentado encontrar, sem descanso, no último mês, a capa de prata que eu posso ter negligenciado, ou a grande lição em todas essas coisas. Como eu estava a refletir há pouco, eu poderia entender apenas uma coisa: que não há nada de errado em estar quebrada.

Às vezes não há capa de prata. Nem grandes lições. Às vezes você desenvolve problemas de saúde loucos do nada, e as pessoas que você achou que estariam sempre por perto desparecem, rapazes partem seu coração em plena manhã de segunda-feira e você vê as pessoas que você ama sofrer mais do que você consegue descrever. Às vezes coisas inesperadas, malucas, trágicas, frustrantes e sem esperança acontecem, coisas que despedaçam tudo que você achou que sabia sobre a vida e o amor. E às vezes parece que não existe algo em tudo isso além de um pote de sorvete e Doritos. Mas no fundo, bem no lá no fundo, eu sei que há algo. Há muitas coisas, propósito e planos muito além de tudo que eu vejo, sinto e experiencio agora. O meu erro foi achar que eu precisava de alguém que consertasse isso.

Sabe, eu acho que os melhores tipos de amigos não são os que tentam resolver nossos problemas. Eles são os que estão dispostos a sentar conosco no meio da bagunça, do desastre, da poeira escondida atrás de todas as coisas que quebraram nosso coração. Eles são os que estão dispostos a nos olhar no rosto banhado pelas lágrimas e dizer ‘eu não sei que diabos está acontecendo, mas eu sei que há mais do que isso’.

“Coisas partidas são preciosas. Nós comemos pão partido porque partilhamos da morte de Nosso Senhor. Flores partidas dão perfume. Incenso partido é usado em adoração. Um navio partido salvou Paulo e muitos outros passageiros na sua ida para Roma. Às vezes, a única maneira que Deus tem para entrar nalguns corações é partindo-os.”
Fulton Sheen

Se nós acreditarmos que Jesus é o melhor amigo, tenho certeza que Ele será esse tipo de amigo. Exceto no fato de que Ele sabe acima de tudo, e de que Ele sabe o que nos trará a paz e o contentamento pelo qual que estamos implorando. Estou começando a perceber que aquela ‘coisa’ que Ele sabe que nos fará feliz não é uma vida livre de dor, ou um marido, ou um filho, ou mesmo ser amada de volta pelas pessoas, mas apenas Ele. Apenas o amor dele.

Um padre amigo meu me disse recentemente: ‘Amar nunca é insensato, mesmo que o outro não nos ame de volta. Se isso fosse verdade, Cristo seria um insensato’. Então, amigas, eu tenho percebido apenas uma coisa nesse verão: que Cristo está realmente conosco. Ele tem visto tudo o que sempre fomos e tudo pelo que passamos, Ele mesmo experienciou muita coisa. Ele está realmente do nosso lado e Ele entende totalmente a nossa bagunça.  Na verdade, isso é o que Ele mais ama em nós. São as lacunas em nosso coração que nos fazem mais e mais parecidas com Ele, o exaltado com suas feridas abertas.

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Frágil, porém valente

  1. Amém para cada uma de suas palavras! Bom dia! Salve Maria Imaculada! Ao partilhar da sua experiência com tanta maturidade e fé, trouxe-me um novo ânimo, uma forma nova de avaliar minhas frustrações e angústias. Meu nome é Nadja, sou casada há 22 anos e convivo há quase 24 anos, tenho 5 filhos e ainda estou em fase de aprendizado, construção e reconstrução. Que Deus te abençoe e te enriqueça cada vez mais com o seu Amor misericordioso. Bj

    Curtir

Deixe seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s