Tempo de penitência – Calendário quaresmal

SAM_3745

Na quarta-feira de cinzas celebramos o primeiro dia da Quaresma, tempo em que se faz memória dos quarenta dias em que Cristo peregrinou pelo deserto, antes de seu retorno à Jerusalém e ao cumprimento de seu propósito de nos dar a vida por sua morte.

A Igreja ensina que a Quaresma é tempo de penitência, conversão, oração, tempo de reflexão sobre o Mistério máximo de nossa fé: a morte e ressurreição de nosso Deus, que tomará lugar na Semana Santa. Os quarenta dias que antecedem a celebração desse Mistério, então, é um caminho, uma estrada que nos depositará, no fim dela, aos pés do maior acontecimento de que já se ouviu falar um dia.

A fim de nos preparar para uma ocasião tão importante, a Igreja nos propõe as práticas de oração, jejum e esmola durante o tempo da Quaresma, baseando-se no capítulo 6 do Evangelho de Mateus. Por meio da oração nos mantemos próximos de Deus, por meio do jejum renunciamos aos nossos desejos da carne e por meio da esmola praticamos o despojamento de tudo que é material e passageiro, um tripé de coisas necessárias para a nossa adesão total a Deus.

Uma forma de nos manter constantes nessas práticas são os calendários quaresmais, em que podemos visualizar concretamente os nossos propósitos, de acordo com nossas necessidades e possibilidades. Do mais novo ao mais velho, todos temos algo a renunciar e oferecer a Deus nesse tempo. Se a prática faz o hábito, nada melhor do que, dia após dia, trabalhar em pequenos (ou grandes) propósitos por amor a Cristo, e no fim da peregrinação quaresmal nos encontrar melhores e aperfeiçoadas.

Eu montei meu calendário com os meus propósitos para essa Quaresma usando apenas post-it, uma folha de cartolina, canetinhas permanentes e a minha bíblia.

SAM_3742

SAM_3751

Escolhi o versículo 13 da leitura de ontem (quarta-feira de cinzas, Joel 2) para o cabeçalho do calendário, um apelo de Deus à conversão sincera dos nossos corações.

O calendário mede cerca de 45 cm de altura e 40 de largura, tem 8 colunas e 5 linhas, totalizando quarenta folhinhas, uma para cada dia da Quaresma. Em cada uma escrevi o dia do mês, um versículo bíblico ou uma frase de algum santo para meditação, e o meu propósito para aquele dia.

SAM_3730

Colei o calendário na parede do meu quarto, assim posso vê-lo assim que acordar, e durante a oração da manhã já rezo pelo propósito do dia. A minha ideia quando o construí com post-it foi poder retirar a folhinha de cada dia e carregar comigo dentro da minha agenda, de modo que eu possa ser recordada onde quer que eu esteja do meu propósito para aquele dia, e não perder de vista sua prática. Isso também foi uma estratégia para me manter focada em um dia de cada vez. Algo importante foi escrever os propósitos em primeira pessoa e no futuro, como você pode ver na imagem acima.

Não preenchi todos os quarenta dias ainda. Preenchi os primeiros 16 dias com os propósitos que eu já havia escolhido, os urgentes e mais necessários, e pretendo ir completando no decorrer dos dias, conforme Deus for inspirando minhas escolhas.

Caso você não esteja fazendo seu calendário de propósitos para a Quaresma, te encorajo a começar, estamos apenas no segundo dia! Caso você já esteja fazendo, te encorajo a ser generosa com Deus, vulnerável com Ele sobre suas necessidades, sobre tudo aquilo em que você precisa muito ser convertida. Ao mesmo tempo te encorajo a ser realista, a escolher propósitos relacionados à sua própria realidade e não à realidade dos outros.

A Quaresma é um tempo precioso demais para ser desperdiçado sem que trabalhemos ainda mais empenhadas na nossa conversão. O tempo é propício para isso, e com boas ferramentas todas nós podemos chegar no fim dela transformadas. Creio nisso com muita força.

El-Roi é um nome pelo qual Deus é chamado em Gênesis 16, 13 e quer dizer ”Deus que me vê”. Como um Deus que de fato vê, ele enxerga todo nosso esforço e nãos nos deixará sozinhas um só momento se confiarmos que Ele pode nos transformar, sem importar o quão profundo é o lugar de pecado em que estamos.

Compartilhe conosco o seu calendário e seus propósitos, e vamos nos ajudar mutuamente a viver uma boa Quaresma.

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Tempo de penitência – Calendário quaresmal

Deixe seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s